HQs, Quadrinhos

[REVIEW] A solidão da alma de uma pessoa, conheça “O Soldador Subaquático”

SoldadorSubaquatico

A vida de uma pessoa não é algo simples.

Chega um momento em que o acúmulo de segundos sobre as costas de alguém se torna um emaranhado desconexo de imagens e sentimentos. Suas convicções, dúvidas e anseios irradiam desse emaranhado e muitas vezes isso acaba influenciando suas ações no presente. O número crescente de pessoas procurando por psicólogos é um indicativo que muita gente precisa de ajuda para lidar com esse emaranhado.

O Soldador Subaquático nos conta a história de Jack, soldador subaquático numa plataforma de petróleo na Baía de Tigg, Nova Escócia, casado com Susie e que estão esperando um bebê. Jack perdeu o pai, desaparecido enquanto mergulhava, no Halloween quando tinha dez anos e tem uma visão enquanto mergulhava em um dia de trabalho que o deixa perturbado.

A história trata de perda e solidão. Perder algo que você não sabia que tinha e se sentir só, mesmo rodeado de pessoas que te amam. Jack é a alegoria perfeita do emaranhado que eu mencionei no começo. Alguém cheio de pendências internas que não sabe como resolvê-las e foge e se esconde, mentindo para si mesmo e para os outros.

underwaterwelder_10

Mas ficar preso aos segundos que se acumulam é um erro que todos nós cometemos. Remoer o passado, decisões e a falta delas, e coisas que nem tínhamos controle, mas mesmo assim nos corroem. Ao invés de focarmos nos segundos que estão por vir e, principalmente, nos que estão agora. Contemplar a vida que se estende diante de nós com todas as suas possibilidades e maravilhas.

 O Soldador Subaquático também é uma história sobre paternidade, mas sobre isso me permitam apenas fazer uma citação, a mesma que fiz ao meu filho no dia em que ele nasceu e que repito sempre que posso:

A riqueza de minha vida será tua.
Tudo o que eu tenho, tudo o que aprendi, tudo o que sinto… tudo isso eu deixo para ti, meu filho.
Você me levará dentro de ti, todos os dias da tua vida.
Tu farás da minha força a tua própria, e verás a minha vida através dos teus olhos, assim como a tua vida será vista através dos meus.
O filho se torna o pai, e o pai se torna o filho.

E não se esqueçam, às vezes é um erro subir, mas é sempre um erro nunca tentar. Se você não subir, não vai cair. A verdade é essa, mas será tão ruim assim fracassar, tão duro cair? Às vezes, você desperta… outras sim, você morre. Mas há uma terceira alternativa.

Você voa.

Meu nome é Jack Joseph e tenho 33 anos. A mesma idade do meu pai quando ele desapareceu. Eu era casado… o nome da minha esposa era Susie Joseph. A gente ia ter um bebê em breve. Um menino. Meu nome é Jack Joseph e eu costumava ser um soldador subaquático. Eu ia ser pai. Mas agora sou um nada. E não estou em lugar algum.

Jeff Lemire_2

Jeff Lemire é o criador da aclamada série Sweet Tooth e da premiada graphic novel Essex County. Um dos principais escritores da DC Comics, já indicado para cinco prêmios Eisner, atualmente mora em Toronto com sua esposa e filho.

O Soldador Subaquático é uma graphic novel sobre pais e filhos, nascimento e morte, memória e realidade e os tesouros que enterramos nas profundezas, e você pode comprá-la aqui.

Deixe um comentário

